Quinta-feira, 6 de Abril de 2006

Almeida Garrett

Parte de texto que retirei da obra “Falar verdade a mentir” de Almeida Garrett, livro esse adaptado aos alunos que inclui uma breve referência sobre a vida e obra do autor.
Foram algumas que achei uma certa importância que transcrevi para aqui.

“Mas o teatro é uma arte que, como muitas outras, não pode existir sem a presença do público. E se o hábito, ou melhor, a necessidade de ir ao teatro ainda hoje não se encontra arreigada em muitos de nós, já naquela altura é considerado como um dos verdadeiros impedimentos ao seu desenvolvimento. A atestá-lo estão as palavras escritas por Garrett, na introdução a Um Auto de Gil Vicente, peça escrita em memória do homem normalmente considerado como o fundador de teatro Português – Gil Vicente.”

Escrito por Garrett:

“O teatro é um grande meio de civilização, mas não prospera onde não há. Não têm procura os seus produtos enquanto o gosto não forma os hábitos e com eles a necessidade. Para principiar, pois, é mister criar um mercado factício. É o que fez Richelieu em Paris, e a corte de Espanha em Madrid; o que já tinham feito os certames e concursos públicos em Atenas, e o que em Lisboa tinham começado a fazer D.Manuel e D. João III.
Depois de criado o gosto público, o gosto público sustenta o teatro: é o que sucedeu em França e Espanha; é o que teria sucedido em Portugal, se o misticismo belicoso de el-rei D. Sebastião, que não tratava senão de brigar e rezar. -e logo a dominação estrangeira que nos absorveu, não tivessem cortado à nascença a planta que ainda precisava muito
abrigo e muito amparo.”
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá! Tenho andado um pouco esquecida deste blog! Mas hoje encontrei inspiração para postar…
Este artigo despertou em mim vontade de publicá-lo, daqui em diante vou apostar mais na história dos grandes do teatro… mais propriamente no passado do teatro. Decidi apostar nisso porque penso que já debatemos bem o Teatro da actualidade e se tentarmos misturar um pouco o passado talvez chegamos mais rápido à razão!


 



publicado por Afonsinetes às 14:57
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Jessica a 21 de Junho de 2006 às 15:20
olá !!!! como estás ? espero que bem pois és uma super super e boa zona pimahh obrigada pelo que fizeste e já agora adorei todos os teus posts especialmente o do almeida Garrett beijocas da tua prima !


Comentar post

.pesquisar

 

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.novas falas

. William Shakespeare

. Nomeação de 10 blogs

. Auto da barca do inferno ...

. História do Teatro

. AO CINEMA VAI AO TEATRO

. Shakespeare Simpson -Haml...

. Opiniões

. Consegues uma citação mel...

. Goor A crónica de Feaglar...

. A nossa Comunidade

.peças

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Setembro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.tags

. todas as tags

.links

.participar na cena

. participe nesta peça

SAPO Blogs

.subscrever feeds